Os jovens de todo o mundo estão a liderar o caminho exigindo acção climática. Seja em comunidades, nos seus locais de estudo ou fazendo lóbis directos aos políticos e empresas, eles estão a lutar pelo seu futuro. O Centro Global de Adaptação (CGA) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) estabeleceram uma parceria numa missão conjunta para acelerar a acção de adaptação ao clima no âmbito do Programa de Aceleração da Adaptação Africana (PAAA). Acreditamos que os jovens têm um papel crucial a desempenhar no desenvolvimento e implementação de soluções para a construção de resiliência e mitigação dos impactos adversos das alterações climáticas.
Com o Desafio de Soluções de Adaptação da Juventude Africana (YouthADAPT), o PAAA irá inspirar e apoiar a comercialização de soluções de adaptação às alterações climáticas impulsionadas pelo impulso empresarial dos empresários da Juventude Africana em África. O Desafio da YouthADAPT demonstra a eficácia e equidade do envolvimento de jovens empresários Africanos em acções de adaptação, a necessidade de apoiar as empresas “de médio porte” em termos de financiamento, com os vencedores a receberem uma subvenção empresarial de até $100.000 cada, bem como a oportunidade de continuarem a desenvolver os seus empreendimentos através do apoio e aceleração empresarial.
O que é uma solução de adaptação?
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) define a adaptação às alterações climáticas como:
“… ajustamentos nos sistemas ecológicos, sociais ou económicos em resposta a estímulos climáticos reais ou esperados e os seus efeitos ou impactos. Refere-se a mudanças nos processos, práticas e estruturas para moderar danos potenciais ou para beneficiar de oportunidades associadas às alterações climáticas. Em termos simples, os países e comunidades precisam de desenvolver soluções de adaptação e implementar acções para responder aos impactos das alterações climáticas que já estão a ocorrer, bem como de se prepararem para impactos futuros.”
Neste contexto, uma solução de adaptação refere-se a qualquer medida, prática, produto ou serviço necessário que ajude a contrariar e minimizar os riscos decorrentes das alterações climáticas, reduzindo assim a vulnerabilidade e aumentando a resiliência.
O Desafio da YouthADAPT está aberto a soluções (produtos, serviços, ferramentas ou ideias) orientadas para a adaptação às alterações climáticas e o aumento da resiliência. As soluções admissíveis podem representar:
- Um negócio de soluções de adaptação que não foi dimensionado e que não está em uso generalizado
- Um negócio ou produto de resiliência e soluções de adaptação existentes
- Um meio comercialmente viável para aumentar a consciencialização ou a aceitação em escala de soluções de adaptação específicas
Quem pode candidatar-se?
O Desafio da YouthADAPT recolherá soluções de adaptação de jovens empresários em África seleccionando os melhores, proporcionando às empresas uma subvenção de até $100.000 e uma oportunidade de dimensionar e comercializar totalmente os seus negócios através de um programa acelerador de 12 meses. Os critérios de elegibilidade para a candidatura ao Desafio são os seguintes:
As Empresas devem ser:
- Dirigidas por jovens com candidatos com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos
- Oferecendo soluções de adaptação ou resiliência climática para enfrentar os desafios da vida real
- Legalmente registada e a operar em África
- Capaz de mostrar receitas durante pelo menos dois anos
50% das empresas apoiadas serão de propriedade de mulheres ou lideradas por mulheres
A chamada para inscrições foi encerrada.
Prazo da candidatura: 6 de Outubro de 2021
Pedidos de informação: solutionschallenge@gca.org